As doutrinas bíblicas são os pilares do ensino das Escrituras, revelando a vontade de Deus e apontando para Cristo como o centro da revelação divina. Todo o estudo doutrinário deve estar submetido ao princípio do Sola Scriptura e ser interpretado sob uma perspectiva cristocêntrica, ou seja, iluminada pela Pessoa e Obra de Jesus Cristo.
(2 Timóteo 3:16-17) "Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra."
A importância da doutrina nas Escrituras: a Bíblia como fonte suprema de ensino e autoridade para o povo de Deus.
A Igreja de Cristo em todas as gerações, chamada a guardar e transmitir fielmente a sã doutrina (Tito 2:1) "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina."
Doutrina - do grego didaché (διδαχή), significa "ensino" ou "instrução". Refere-se ao corpo de ensinamentos que formam a base da fé cristã.
Sola Scriptura - expressão em latim que significa "Somente a Escritura", afirmando que a Bíblia é a única regra infalível de fé e prática.
Cristologia - do grego Christos (Χριστός, "Ungido") + logia ("estudo"), refere-se ao ramo da teologia que estuda a Pessoa e a Obra de Jesus Cristo como centro das Escrituras.
(João 5:39) "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam."
(Lucas 24:27) "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."
(Efésios 4:11-14) "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina..."
Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo enfatiza que a Escritura é "inspirada por Deus", palavra que no grego é theopneustos (θεόπνευστος), significando literalmente "soprada por Deus" ou "insuflada pelo Espírito". O texto destaca quatro funções principais da Escritura: Ensinar, repreender, corrigir e instruir em justiça. O objetivo é levar o homem de Deus à maturidade e preparo total para as boas obras.
A doutrina bíblica protege a Igreja contra desvios e heresias, como afirma (Efésios 4:14) "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
A sã doutrina molda o caráter cristão e sustenta a missão da Igreja na proclamação do Evangelho. Sob o olhar cristológico, cada doutrina aponta para Cristo como centro, (Romanos 11:36) "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
As principais doutrinas bíblicas que seguiremos neste estudo são:
O cristão é chamado a amadurecer na fé e permanecer firme na sã doutrina, sempre com Cristo como o centro de toda revelação. O Sola Scriptura Cristológica nos conduz a este compromisso com a verdade bíblica.